Alberto Carneiro | the artist




The artist Alberto Carneiro
Born Sept 20 1937, Coronado, Portugal.

Style and technique of the artist: Drawing, Sculpture Objects,


Biography and art, auction, artworks, interview, statement, website:









Original artworks, prints, exhibition posters, monographs, books, collectibles.

Sobre esta exposição escreve o artista:



"Sempre desenhei para me (re)conhecer e deixar fluir as energias do meu ser mais profundo. Só agora o sei, após ter desenhado o meu dentro e tê-lo projectado no fora dos tempos vivenciados como desenho.

Os meus desenhos correspondem-se no reconhecimento do meu ser neles biografado.

Os tempos destes desenhos são íntimos e por tê-lo intuído e agora sabê-lo, nunca me predispus a mostrá-los, a não ser quando, indispensavelmente, poderiam corresponder-se com as minhas outras obras, as que fui mostrando ao longo destas quatro décadas.

Todos eles são trabalho sobre ideias, sobre a procura de alguma coisa que busco em mim e para a minha obra. São, de facto, a procura do (re)conhecimento de mim mesmo e da minha obra como projecção de imagens reflectidas no papel sobre o meu ser. Por isso, estes desenhos são espelhos através dos quais me vejo no outro lado de mim. São o espírito e o cosmos do que procuro na minha obra."

Alberto Carneiro diz de si próprio que, de 1947 a 1958, foi “imaginário”: trabalhou nas tecnologias da madeira, da pedra e do mar?m, nas o?cinas de arte religiosa da sua terra. Licenciou-se em Escultura na Escola Superior de Belas-Artes do Porto e graduou-se na Saint Martin’s School of Art de Londres. De 1972 a 1976, leccionou no curso de Escultura da Escola Superior de Belas-Artes do Porto. De 1972 a 1985, foi responsável pela orientação artística e pedagógica do Círculo de Artes Plásticas de Coimbra. Foi bolseiro da Fundação Calouste Gulbenkian no Porto (1962-1967) e em Londres (1968-1970), e dela recebeu também um subsídio para estudar formas e procedimentos estéticos resultantes do amanho da terra (1975-1976). Fez viagens de estudo pela Europa, pelos Estados Unidos, Brasil e Norte de África, e participou em congressos sobre arte e sobre o seu ensino.
Escultor português nascido em S. Mamede de Coronado. De 1947 a 1958 trabalhou nas oficinas de arte religiosa da sua terra natal, onde se iniciou nas tecnologias da madeira, da pedra e do marfim…
"Desejo sempre que as minhas esculturas sejam um lugar para os outros, uma motivação para que haja um acto criador na contemplação. Procuro comunicar o meu mundo, que pode muito bem não ser o mundo que determinado contemplador encontrará se a sua formação e necessidades estéticas não coincidirem com as minhas. Considero que a obra de arte deve dar-se até ao ponto de poder ser recriada por quem a frui. Isso autentica a comunicação que se faz entre o criador e o contemplador no seio da coisa criada."



modern & contemporary artists © the-artists.org 1998 -2013